Web Museum 24/11/2018

Satoshi Nakamoto, o inventor do Bitcoin

Ninguém sabe se de fato ele existe, mas um artigo de 2008 assinado por Satoshi Nakamoto

O Bitcoin é uma daquelas tecnologias que está na fronteira do disruptivo em nosso próprio tempo. Isso significa que ainda estamos presenciando a disrupção que ele está ou estaria provocando e não temos, ainda, condições de avaliar o que de fato ele representará em termos históricos. Nem mesmo dá pra saber se realmente é algo que deu certo ou deu errado!

Nesse momento em que escrevo ele passa por um momento de grande desvalorização. Há 10 dias cada Bitcoin valia cerca de R$ 27 mil e agora está sendo negociado na casa dos R$ 16 mil.

Mas uma coisa bacana sobre ele é a maneira como sua história é contada. Não sei se fizeram isso propositalmente ou se foram só seguindo a onda... Mas o fato é que a narrativa da história do Bitcoin tem uma certa mitologia, um misticismo, que o torna muito mais atraente.

A ideia por trás do Bitcoin apareceu um um artigo de apenas nove páginas, publicado em 2008, com o título "Bitcoin: a peer-to-peer eletronic cash system" (Bitcoin: um sistema de moeda eletrônica pessoa-a-pessoa).

A questão é que esse artigo é assinado por um tal de Satoshi Nakamoto e ninguém sabe se ele existiu de fato, ou se é um pseudônimo de alguém, ou de uma comunidade...

Dizem que as pessoas que estiveram envolvidas de fato na criação do Bitcoin tiveram contato online com ele por um tempo, mas depois ele teria desaparecido de vez.

Satochi Nakamoto, em 2014, tentando provar que existe de verdade

Na foto de 2014 o Sr. Dorian Satoshi Nakamoto se apresenta como veradadeiro Satoshi Nakamoto.

Penso que nunca saberemos a verdade, pois a história ficou boa demais assim. Ninguém vai querer estragar. Segue o artigo de 2008 caso você queria ler.

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox