Web Museum 22/11/2018

O caso Richarlysson

O ex jogador de futebol Richarlysson processou dirigentes do Palmeiras por supostas ofensas homossexuais

O ano é 2007. Já existia essa brincadeira idiota de chamar sãopaulinos de bambis e o "politicamente correto" ainda não tinha dominado todas as mentes.

Veja bem... Não estou de maneira alguma defendendo a homofobia demonstrada pelo juiz no caso. Considero que ele foi absolutamente infeliz. Minha intenção nessa seção é apenas guardar o registro de fatos que viralizaram na web ao longo de seus anos de existência.

Após ter sido chamado de homossexual em um programa de TV, o ex jogador de futebol Richarlysson, que na época atuava pelo São Paulo, processou dirigentes do Palmeiras.

Richarlysson

O caso, então foi julgado pelo juiz Maximiano Junqueira Filho, da 9ª Vara Criminal Central de São Paulo e sua sentença se tornou uma daquelas pérolas inesquecíveis da web.

O juiz não deu seguimento à ação por considerar que o dirigente do palmeiras não chamou Richarlysson de homossexual. Mas o que chamou a atenção foi os conselhor que ele deu ao jogador, caso de fato tivesse sido chamado de homossexual.

Leia como se estivesse em 2007:

Se o tivesse rotulado homossexual, o querelante poderia optar pelos seguintes caminhos:

A - não sendo homossexual a imputação não o atingiria e bastaria que, também ele, o querelante, comparecesse no mesmo programa televisivo e declarasse ser heterossexual e ponto final.

B - se fosse homossexual poderia admiti-lo, ou até omitir, ou silenciar a respeito. Nessa hipótese, porém, melhor seria que abandonasse os gramados...

Quem é ou foi BOLEIRO sabe muito bem que estas infelizes colocações exigem réplica imediata, instantânea, mas diretamente entre o ofensor e o ofendido, num "TETE-A-TETE".

(...)

Não que um homossexual não possa jogar bola. Pois que jogue, querendo. Mas, forme o seu time e inicie uma federação. Agende jogos com quem prefira pelejar contra si.

(...)

O que não se mostra razoável é a aceitação de homossexuais no futebol brasileiro, porque prejudicariam a uniformidade de pensamento da equipe, o entrosamento, o equilíbrio, o ideal...

Posteriormente o Tribunal de Justiça de São Paulo aplicou pena de censura contra o juiz, cosiderando sua argumentação inadequada.

Em anexo o PDF com a sentença na íntegra que viralizou na web naquela ano.

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox