Web Museum 23/11/2018

Certificado de Download do Firefox 3

Um marco na guerra do navegadores, em 2008 o Firefox comemorou seu recorde de downloads dando um certificado a cada usuário que baixava o navegador

A Guerra dos Navegadores é uma narrativa épica dentro da história da web.

Nos anos 1990 quando a web apareceu e se popularizou, depois dos primeiros navegadores "artezanais", o Netscape se tornou extremamente popular. Ele era praticamente o padrão para quem queria navegar. Arrume um CD com o instalador do Netscape e comece a navegar!

Porém em pouco tempo a Microsoft decidiu entrar nesse mercado de modo bastante agressivo. Seu novo sistema operacional, o Windows 95, já trazia o navegador Internet Explorer previamente instalado. Com isso a procura pelo Netscape diminuiu muito, afinal, como já havia um navegador "nativo" no sistema operacional, não era mais necessário instalar o Netscape para navegar.

Me permitam um parêntese: para os desenvolvedores esse foi um dos momentos mais tenebrosos da história da web. Os dois navegadores, Internet Explorer e Netscape, passaram a dividir o mercado, cada um sendo usado por um grande número de usuários. O problema é que eles eram muito incompatíveis e o mesmo código gerava resultados diferentes em cada um deles. Com isso era necessário prativamente desenvolver duas versões para cada site, uma para cada navegador. Essa lástima durou até a popularização dos "padrões web" na primeira década do ano 2000.

Voltando... A prática de embarcar o Internet Explorer no Windows 95 resultou em multas, nos Estados Unidos e na Europa, na casa dos bilhões de dólares para a Microsoft. Porém essas multas não foram suficiente para poupar o Netscape, que acabou perecendo e, por algum tempo, tivemos que aceitar a hegemonia do Internet Explorer entre os navegadores.

Até existiam outras opções, mas elas não conseguiam se tornar populares pois os usuários tinham perdido o hábido de instalar um navegador e seguiam usando aquele que já vinha com o sistema operacional. Quem primeiro conseguiu romper essa barreira foi o Mozilla Firefox. Aos poucos as pessoas foram percebendo que ele era muito melhor, mais seguro e, principalmente, mais rápido que o navegador da Microsoft.

O Firefox foi se tornando muito popular e a cada nova versão batia recordes de Downloads. Em 2008, quando lançou sua terceira versão, para comemorar esses recordes a Mozilla gerava um certificado para cada usuário que fazia o download do Firefox. Ganhei o meu em 17/06/2008. Posso colocar no Lattes?

Certificado de Download do Firefox

Atualmente o Google Chrome conseguiu a mesma façanha e desbancou o Firefox.

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox