Reflexões 21/09/2023

Vem ai o Marketing 6.0

Precisamos mesmo dele?

Quando o livro Marketing 5.0 foi lançado em 2021 (plena pandemia), fiquei super ansioso para ler. Os autores (Philip Kotles, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan) tinham lançado o marketing 3.0 em 2010 e o marketing 4.0 em 2017. Eu queria saber o que tinha mudado no marketing em 4 anos para justificar um novo marco. https://amzn.to/453i0hF

Depois de ler entendi que o marketing não tinha mudado tanto assim entre 2017 (marketing 4.0) e 2021. Então o marketing 5.0 soava como uma projeção para o futuro. Trazia algumas mudanças que estavam (e ainda estão) em curso, em função de tecnologias muito recentes, mas que ainda vão levar um tempo até que se consolidem. O livro fazia sentido, mas somente por que a pandemia tinha acelerado um pouco as coisas...

Agora em 2023, menos de 2 anos depois do 5.0, os autores lançam o livro Marketing 6.0 (versão em inglês já está em pré-venda na Amazon) https://amzn.to/466fAAc.

Vou ler com muita desconfiança. Ou o mundo está muito mais acelerado do que eu percebo, ou 6.0 é só uma "jogada" de marketing para vender livros.

Como professor e estudioso do marketing, o que eu digo para meus alunos é que o que importa de fato é o Marketing 3.0 (https://amzn.to/3t8yLKM). Esse sim traz uma importante mudança de paradigma para o marketing.

Os que vieram depois dele (4.0, 5.0 e agora 6.0), nas palavras dos próprios autores, são "desdobramentos" tecnológicos do marketing 3.0.

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox