Reflexões 21/09/2018

Os memes e o Neymar

Neymar é mimado, dramático e trapaceiro. Como expressar isso? Como fazer a crítica não ao futebol, mas à postura do craque, sem usar uma infinidade de argumentos e sem pegar mal?

Os memes são um importante recurso de comunicação. Eles possuem a incrível capacidade de expressar muita informação e uma grande quantidade de conteúdo em mensagens muito pequenas.

Eles também conseguem dizer de modo leve e direto aquilo que a gente simplesmente não conseguiria dizer, ou que precisaria de um texto muito longo, com muita argumentação e explicação.

Os memes do Neymar mostram muito bem essa capacidade.

Exemplo de Meme do Neymar

Nós brasileiros que ainda torcemos pela seleção estamos vivendo um dilema. Admiramos o talento do Neymar ao mesmo tempo em que estamos incomodados com sua postura.

É muito difícil encontrar um modo de comunicar essa dualidade de sentimentos.

Se optamos por simplesmente criticá-lo, somos injustos com nossa verdadeira inquietação.

O próprio Neymar se revela incomodado com isso. Disse ele no Twitter: "falar até papagaio fala, agora fazer...".

É como se a gente não pudesse reclamar porque não saberíamos "fazer" o que ele faz em campo.

O fato é que não é essa a questão. Não estamos criticando o bom futebol do menino Ney. Não temos dúvidas de que ele joga muito e tem tudo para fazer a diferença nessa copa.

Nossas críticas tem mais a ver com algo que a imprensa da Inglaterra já percebeu nesses dois primeiros jogos do Brasil. Ela está chamando o Neymar de "mimado, dramático e trapaceiro".

Como expressar isso? Como fazer a crítica não ao futebol, mas à postura do craque, sem usar uma infinidade de argumentos e sem pegar mal?

Simples! Bastam alguns memes.

Exemplo de Meme do Neymar

Exemplo de Meme do Neymar

Meme do Neymar

Meme do Neymar

 

Publicado originalmente no LinkedIn

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox