Os memes são um importante recurso de comunicação. Eles possuem a incrível capacidade de expressar muita informação e uma grande quantidade de conteúdo em mensagens muito pequenas.
Eles também conseguem dizer de modo leve e direto aquilo que a gente simplesmente não conseguiria dizer, ou que precisaria de um texto muito longo, com muita argumentação e explicação.
Os memes do Neymar mostram muito bem essa capacidade.
Nós brasileiros que ainda torcemos pela seleção estamos vivendo um dilema. Admiramos o talento do Neymar ao mesmo tempo em que estamos incomodados com sua postura.
É muito difícil encontrar um modo de comunicar essa dualidade de sentimentos.
Se optamos por simplesmente criticá-lo, somos injustos com nossa verdadeira inquietação.
O próprio Neymar se revela incomodado com isso. Disse ele no Twitter: "falar até papagaio fala, agora fazer...".
É como se a gente não pudesse reclamar porque não saberíamos "fazer" o que ele faz em campo.
O fato é que não é essa a questão. Não estamos criticando o bom futebol do menino Ney. Não temos dúvidas de que ele joga muito e tem tudo para fazer a diferença nessa copa.
Nossas críticas tem mais a ver com algo que a imprensa da Inglaterra já percebeu nesses dois primeiros jogos do Brasil. Ela está chamando o Neymar de "mimado, dramático e trapaceiro".
Como expressar isso? Como fazer a crítica não ao futebol, mas à postura do craque, sem usar uma infinidade de argumentos e sem pegar mal?
Simples! Bastam alguns memes.