Reflexões 08/02/2023

Ei, ChatGPT, o que é Marketing?

Perguntei para o ChatGPT o que é marketing e quando ele surgiu... As respostas deixaram um pouco a desejar.

Entrando no hype, fiz para o ChatGPT algumas perguntas sobre marketing que costumo fazer para meus alunos.

Primeiro perguntei "O que é marketing?" e a resposta foi bastante genérica: 

"Marketing é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo e aplicação de técnicas e estratégias para promover e vender produtos ou serviços. Ele engloba um amplo conjunto de atividades, desde a pesquisa de mercado até a distribuição e a comunicação com o público-alvo."

Não está de todo errada, mas essa resposta deixa de fora todo o avanço que o entendimento sobre o que é marketing teve nas últimas décadas.

Pelo menos desde os anos 1990 o marketing é entendido como um processo social onde as pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam a partir das ofertas feitas pelas empresas. A função do profissional de marketing é gerenciar esse processo social buscando atingir os objetivos da empresa.

Depois perguntei "Quando surgiu o marketing?". A resposta na íntegra está na imagem desse post.

Já vi todo tipo de resposta para essa pergunta. Tem quem diga que o marketing surgiu no Egito antigo, no tempo de Cristo, na época do Mercantilismo, com a ascensão da burguesia após a Revolução Francesa, junto com a Revolução Industrial...

Nenhuma dessas respostas é correta. O marketing é um método de gestão bastante datado. Não é porque se vendiam produtos no tempo de Jesus que já se praticava a gestão marketing desde lá.

O marketing é uma coisa do século XX. Na minha opinião, muito mais do século XX do que XXI.

Como a resposta dada pelo ChatCPT, há mesmo textos sobre marketing escritos nas décadas de 1920 e 1930, mas a maior parte é de depois de Segunda Guerra Mundial (anos 1940 a 1960).

Aliás diferente do que aparece na resposta, o livro "Marketing Management", de Philip Kotler (e de Kevin L. Keller, que sempre é esquecido), foi publicado pela primeira vez em 1967, e não nas décadas de 1920 e 1930.

Acho que o ChatCPT não tiraria nota boa na minha prova rsss.

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox