Entrando no hype, fiz para o ChatGPT algumas perguntas sobre marketing que costumo fazer para meus alunos.
Primeiro perguntei "O que é marketing?" e a resposta foi bastante genérica:
"Marketing é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo e aplicação de técnicas e estratégias para promover e vender produtos ou serviços. Ele engloba um amplo conjunto de atividades, desde a pesquisa de mercado até a distribuição e a comunicação com o público-alvo."
Não está de todo errada, mas essa resposta deixa de fora todo o avanço que o entendimento sobre o que é marketing teve nas últimas décadas.
Pelo menos desde os anos 1990 o marketing é entendido como um processo social onde as pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam a partir das ofertas feitas pelas empresas. A função do profissional de marketing é gerenciar esse processo social buscando atingir os objetivos da empresa.
Depois perguntei "Quando surgiu o marketing?". A resposta na íntegra está na imagem desse post.
Já vi todo tipo de resposta para essa pergunta. Tem quem diga que o marketing surgiu no Egito antigo, no tempo de Cristo, na época do Mercantilismo, com a ascensão da burguesia após a Revolução Francesa, junto com a Revolução Industrial...
Nenhuma dessas respostas é correta. O marketing é um método de gestão bastante datado. Não é porque se vendiam produtos no tempo de Jesus que já se praticava a gestão marketing desde lá.
O marketing é uma coisa do século XX. Na minha opinião, muito mais do século XX do que XXI.
Como a resposta dada pelo ChatCPT, há mesmo textos sobre marketing escritos nas décadas de 1920 e 1930, mas a maior parte é de depois de Segunda Guerra Mundial (anos 1940 a 1960).
Aliás diferente do que aparece na resposta, o livro "Marketing Management", de Philip Kotler (e de Kevin L. Keller, que sempre é esquecido), foi publicado pela primeira vez em 1967, e não nas décadas de 1920 e 1930.
Acho que o ChatCPT não tiraria nota boa na minha prova rsss.