Reflexões 14/02/2023

Vanlentine's day, Dia dos Namorados e o marketing

Por que no Brasil comemoramos o dia dos namorados em 12 de junho, enquanto o resto do mundo comemora no dia de São Valentim, em 14 de fevereiro?

Fazendo uma busca para obter informações para a produção de um post, percebi que o Google faz uma baita confusão sobre o Valentine's Day (14 de fevereiro), apontando o dia de São Valentim no Brasil como sendo em 12 de junho, o nosso Dia dos Namorados.

Essa, na verdade é uma confusão bem comum. Isso porque o Dia dos Namorados no Brasil não tem relação com São Valentim, mas sim com o bom e velho #marketing.

Em muitas culturas o amor dos namorados é celebrado no dia de São Valentim. No Século III a.C, o imperador Cláudio II proibiu o casamento de homens jovens para garantir que fossem bons soldados. O bispo católico Valentim desobedeceu a ordem do imperador e passou a celebrar casamentos escondidos. Por isso, ao longo do tempo, seu nome passou a ser associado ao romantismo, típicos dos casais apaixonados.

Já no Brasil, celebramos o Dia dos Namorados em 12 de junho, que não tem qualquer relação com São Valentim. O dia do santo é o mesmo no mundo todo (14 de fevereiro).

A comemoração brasileira para os namorados foi criada como uma iniciativa promocional, proposta pelo publicitário João Dória (pai do político) para comerciantes de São Paulo, no final dos anos 1940.

A data escolhida para a promoção faz todo sentido mercadológico, pois junho era um mês sem muito estímulo ao consumo, e no dia 12 as pessoas que recebem seu salário no 5º dia útil ainda estão com algum dinheiro no bolso.

Mas há, sim, algum sentido religioso na nossa data, que é o seguinte: 

12 de junho é um dia antes de 13 de junho, que é o dia de Santo Antônio, nosso santo casamenteiro.

Se no dia 13 se celebra o amor dos casais casados, por que não celebrar no dia 12 o amor apaixonado dos namorados?

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox