Reflexões 08/12/2015

Quando a única ferramenta que nós temos é um martelo...

Essa frase foi dita por Walter Longo em uma das edições de O Aprendiz que participou e nunca mais saiu da minha cabeça

Walter Longo: "Quando a única ferramenta que nós temos é um martelo, vemos todos os problemas como pregos".

— Sergio Mari Jr. (@sergiomarijr) 20 maio 2009

"Quanto a única ferramenta que nós temos é um martelo, vemos todos os problemas como pregos". Essa frase foi dita por Walter Longo em uma das edições de O Aprendiz em que ele participou e nunca mais saiu da minha mente. Não posso afirmar que a autoria seja dele, mas é a única referência que tenho.

Especialmente pelo contexto em que foi dita, a frase mexeu comigo. No programa, um jovem candidato trabalhava com mídia digital e em todas as tarefas do reality show ele propunha alguma solução envolvendo a criação de um site, panfletagem eletrônica, ou algo do tipo. Nas primeiras provas todo mundo achava genial, mas com o tempo saturou, a ponto do conselheiro Walter Longo dar esse veredito.

Desde então me policio todos os dias para não cair nessa armadilha. Gosto do digital, mas não quero que ele seja minha única ferramenta. Aliás, não quero que ele seja mais do que uma ferramenta, das muitas guardadas em minha caixinha. Ferramenta é meio, e não fim. Serve para um propósito, que deve vir de outro lugar.

Prefiro não trabalhar com uma coisa só, não estudar uma coisa só, não ser professor de uma coisa só... As vezes parece falta de foco, o que também me angustia, mas creio que, a longo prazo, tem sido uma boa escolha.

Os problemas dos meus clientes e os problemas que escolho estudar na academia são de natureza social, comunicacional, gerencial... Esse tem que ser o fim, o motivo, a essência... O digital pode ser uma das ferramentas para a promoção de uma mudança necessária, mas não a finalidade de todos os esforços. Mesmo sendo partidário de "O Meio é a Mensagem" (McLuhan), acredito que os lugares da ferramenta e do objeto devem ser resguardados.

O digital pelo digital não passará.

SOBRE

Meu nome é Sergio Mari Jr. e esse é meu blog pessoal.

Sou publicitário e relações públicas especialista em mídias digitais. Sou professor universitário e consultor em marketing digital.

Curso doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquiso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e processos de informação e comunicação nas mídias digitais.

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

Arquivo

Conteúdos

Programas de disciplinas

Reflexões

Web Museum


ASSUNTOS EM DESTAQUE


Minha biblioteca

Dropbox