Este texto foi publicado no boletim Mundo RP em janeiro de 2008 pelo Rodrigo Cogo. Republicá-lo aqui é uma forma de agradecer ao Rodrigo.
A história profissional de Sergio Mari Jr., entre vários outros itens, teve início em 1998 em trabalho com editoração eletrônica e diagramação. Embora na época a internet já vivesse sua plena expansão no Brasil, ainda eram poucas as pessoas que tinha acesso a um computador conectado, e em sua cidade Londrina/PR também eram muito poucos os profissionais que se dedicavam a esta área. Aos poucos, via-se uma migração de quem trabalhava com material impresso ou com tecnologia para projetos relacionados à web. No ano seguinte, assumiu a manutenção, a inserção de lançamentos, o controle dos pedidos e as ações promocionais do primeiro website de seu trabalho, uma editora de livros.
Este caminho teve uma importante complementação: em 2001 passou a cursar Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina. Dai que a segmentação por público-alvo e adequação de linguagem atingiu seu serviço internet, fazendo páginas específicas para cada coleção lançada. Estes sites tinham o objetivo de oferecer complementos e atualizações ao conteúdo das edições impressas e também de estabelecer e manter um relacionamento mais próximo com os professores que utilizavam os livros em sala-de-aula. A formatura veio e, em 2005, sentindo a necessidade de aprofundamento em projetos web, Sérgio cursou Especialização em Comunicação com o Mercado e começou a trabalhar como free-lancer. Em 2006, fundou a Cedilha Comunicação e Design (cedilha.com.br), onde atua atualmente, desenvolvendo websites corporativos, colaborativos e editoriais.
Então, estas experiências motivaram a criação do infoNauta (infonauta.com.br), espaço de discussão com os profissionais de comunicação sobre os conceitos utilizados na internet.
Ele relata: "a impressão que eu tinha na época – e mantenho até hoje – é que os profissionais desta área estão perdendo uma oportunidade histórica de se tornarem protagonistas do desenvolvimento da internet". Neste sentido, aponta que o principal desafio para os profissionais que atuam na web hoje em dia seja a adaptação aos projetos que envolvem redes sociais, colaboração e participação. Neste tipo de site, o usuário é peça central, tendo liberdade para criar, publicar, editar, destacar e disseminar conteúdos. "Se para os profissionais de tecnologia isso é um desafio, acredito que para os profissionais de comunicação é uma grande oportunidade", aposta o RP.
Como professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Metropolitana de Londrina, Sérgio percebeu também os jornalistas e publicitários enfrentando dificuldades para encontrar seu papel na rede. Os publicitários porque precisam aprender a desenvolver estratégias que envolvam a participação dos usuários e os jornalistas porque, em certos momentos, encaram como “concorrência” a produção e distribuição de conteúdos feitos por usuários comuns. Intercâmbios com ele podem ser feitos pelo site ou pelo sergio@infonauta.com.br.